Pato da Destruição

Versão completa: Jogo mais "assustador"
Está a ver uma versão reduzida do conteúdo. Ver a versão completa com toda a formatação.
Primeiro, ponho isto na secção "jogos de PC", mas serve também para jogos de consolas.

Quais são os jogos mais "assustadores" que já jogaram?

Note-se, quando digo "assustadores", não me refiro a ter "medo do jogo", ou coisa parecida. Somos, em geral, adultos, e distinguimos bem a fantasia da realidade. Mas um bom jogo, com boa atmosfera, pode ser "creepy" e afectar-nos emocionalmente - se o deixarmos, claro.

Talvez depois escreva mais sobre isto, mas, para já, alguns dos jogos mais "creepy" que já joguei:

- Resident Evil (Remake na GameCube)
- Gabriel Knight 1 e 2 (PC) (só certas partes de cada um)
- Planescape: Torment (PC) (só certas partes)
- The Rats (Spectrum)
- Dracula (Spectrum)
- Eternal Darkness: Sanity's Requiem (GameCube)

Dizem que alguns dos mais "scary" são estes, que não joguei:

- Call of Chtulhu: Dark Corners of the Earth (PC, Xbox)
- System Shock 2 (PC)
- Doom 3 (PC)
- Clive Barker's Undying (PC)
- Alien vs. Predator 1 e 2 (PC)
- Silent Hill (os vários) (PS2, alguns há também para Xbox)

E provavelmente estou a esquecer-me de outros.

E vocês? Respostas relativamente sérias, please. Smile
Tantas respostas. Smile

Mandei vir o Call of Chtulhu, o Clive Barker's Undying e o Thief: Deadly Shadows (todos bem baratos).

E, realmente, os Thiefs são bons exemplos, mesmo antes de começarem a meter coisas sobrenaturais. Não são "assustadores" per se, mas lá que nos deixam "on the edge of our seats", deixam. Smile
eu gostava de jogar jogos assustadores - daqueles que metem medo, não os que assustam. Doom 3 assusta, é verdade. Experimentei jogar com som alto e quarto às escuras. Dás pulos. Mas não é medo.

Medo é aquilo que nos faz pensar "o que está atrás daquilo? que vai aparecer a seguir?" tamos com o coração a bater mais depressa, é como um filme.

Eu, como gamer relativamente recente (pelo menos comparado a vocês mais grown ups) nunca me meti pelos Resis nem Silent Hills. Comprei mais recentemente para a ps2 um jogo, realmente, de terror.

É ele Project Zero II (ou Fatal Frame nos States que, na minha opinião, tá muito mais apropriado que Project Zero - já saiu o III entretanto e vou ver se o arranjo num futuro próximo). Fiquei muito bem impressionado com o jogo. Tem uns gráficos muito bons, para uma ps2, juntando-lhe uma atmosfera que convida mesmo ao susto. O objectivo não é matar monstros. Andamos numa vila assombrada com uma máquina fotográfica especial, a captar espíritos.. muito muito assustador. Eu gostei de o jogar com o som alto e a sala fechada, comigo sozinho. É muito emocionante. Inda hei-de o jogar outra vez, agora que falo nele.

Aconselho uma vista de olhos a imagens, vídeos ou reviews.
Foi também bem classificado em muitos sites e revistas de jogos e eu comprovo, é um bom jogo de terror.

http://www.g4mers.com/reviews.aspx?id=809 (depois comentem)

não tenho conhecimento de muitos mais. Digam outros que conheçam...
Nunca achei um jogo assustador.

Talvez o Donas de Casa Desesperadas pelo facto de ter chegado ao 4º lugar no top(ou mais precisamente por o terem feito).

Agora a sério, cheguei a assustar-me um pouco no Vampire the masquerade na missão da casa assombrada. Foi a unica altura em que não conseguia prever que ia acontecer alguma coisa para me tentar assustar. Nos outros jogos ainda não me assustei e já joguei MUITOS jogos.
É como disse no primeiro post da thread: alguns jogos são "assustadores", para mim, mais pela antecipação e pela atmosfera do que outra coisa. "Gore", por outro lado, não me impressiona. Curiosamente, filmes de terror não me "assustam" nada; para mim, o facto de ser EU que lá estou faz uma diferença enorme.

Por exemplo, dos Resident Evils, para mim, só um é que é realmente assustador: o primeiro. Especialmente no remake na GC. Os outros, talvez por não terem ambientes tão claustrofóbicos, não têm esse efeito. Mas o primeiro, dentro daquela mansão... brrr. Smile

Lembrei-me de outro jogo: um nível de um Jurassic Park, para PC (ainda em DOS), que era tipo first person shooter. Via-se MUITO mal, era tudo escuro, e os velociraptors eram rapidíssimos, além de que em geral só os víamos quando nos estavam a morder - basicamente, uma boca enorme cheia de dentes, no ecrã. O jogo assustava porque eles podiam estar em qualquer lado.

Lembro-me também de uma total conversion do primeiro Doom, o Aliens Doom (acho que se chamava assim). Tinha montes de sons tirados dos filmes, e um detalhe interessante: no primeiro nível, apesar de haver imensos sons de aliens, gritos, tiros à distância, e afins, não havia um único inimigo. Claro que na altura não se sabia isso, e, por isso, quanto mais se avançava mais estávamos à espera de levar com um facehugger ou um alien propriamente dito... e pelos sons eles estavam próximos, e havia gente a morrer vítima deles ali perto...

You had to be there. Smile
De momento, não me lembro de nenhum jogo que me tenha assustado.
Lembro-me, quando era puto, de me assustar num nivel do Archer (acho que se chamava assim), um jogo que vinha com o windows 95. Talvez não fosse bem assustar, mas eu não gostava nada das árvores do ultimo nivel, eram feias, atiravam maçãs e de vez em quando dava uns pulos quando perdia vida Tongue
Mas fora isso, mais nenhum jogo me assustou Biggrin
Já agora, recomendo este artigo:

http://www.gamespy.com/articles/561/561382p1.html

Sim, o nº 10 é uma aventura de texto. Smile Lembremo-nos de que um dos que eu citei (Dracula, no Spectrum) também o é. Smile
URLs de referência