Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
06-11-2009, 19:07
(This post was last modified: 11-11-2009, 15:21 by Dehumanizer.)
Ainda não está customizável, e falta muita coisa, mas podem já ver:
Versão ASCII: http://tools.dehumanizer.com/mapgen/teste.php
Versão gráfica (neste momento só cores): http://tools.dehumanizer.com/mapgen/teste4.php
Versão hexágonos: http://tools.dehumanizer.com/mapgen/teste3.php
Nota: estas últimas dão uma imagem maior do que as resoluções normais, imagem essa que o Firefox normalmente reduz para caber na janela, perdendo imensa qualidade. Devem clickar na imagem para a verem na versão original (que obriga a scroll).
Em breve vai dar para especificar tamanhos para o mapa, definir preferências (ex. mais montanhas), guardar a "seed" para repetir o mesmo mapa no futuro, e vai ter um aspecto melhor.
Mais uma vez, googlando, não existe nada parecido. Vamos ver se há procura.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
06-11-2009, 19:22
(This post was last modified: 06-11-2009, 19:27 by Dehumanizer.)
Curiosidade (mas sem revelar grandes segredos): qual é o problema de se gerar um mapa bidimensional aleatoriamente?
Determinar o tipo (montanha, planície, floresta, etc.) de cada quadrado do mapa de forma aleatória é facílimo, mas o mapa ficará completamente irrealista, já que cada quadrado tem chances iguais de ser qualquer dos tipos, e isso fará imensos mini-desertos (de 1 quadrado), imensas mini-planícies, e assim por diante. Um mapa fica muito mais fixe se os tipos de terreno se agruparem em "manchas"...
Curiosamente, resolvi essa questão (se bem que há algo que ainda posso melhorar) em 2005, num gerador que tinha aqui esquecido no servidor desde essa altura (e ainda demorei hoje uns bons 15 minutos a entender como é que tinha feito aquilo). A parte gráfica, e as ideias para tornar isto uma ferramenta realmente útil (para RPGs, por exemplo), no entanto, são tudo trabalho de hoje.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 2,000
Threads: 229
Joined: Sep 2006
wooooo, porreiro pá.
Podias era por qualquer coisa na janela que explicasse o que é o quê. Percebe-se mais-ou-menos, mas uma legendazita faz sempre bem
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
06-11-2009, 19:30
(This post was last modified: 06-11-2009, 19:43 by Dehumanizer.)
Está em construção.
A ideia, eventualmente, é o mar ter ondinhas, as florestas terem árvorezinhas, e assim por diante. Ainda não sei como é que vai dar para fazer isso, mas há de ser possível.
E, claro, vão haver opções, não vai ser só "arranja aí um mapa".
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 1,668
Threads: 104
Joined: Apr 2005
(06-11-2009, 19:30)Dehumanizer Wrote: A ideia, eventualmente, é o mar ter ondinhas, as florestas terem árvorezinhas, e assim por diante. Ainda não sei como é que vai dar para fazer isso, mas há de ser possível.
Não há imagens "azulejo" que se possam usar? Nem que seja só, por exemplo, um til nas partes de água.
"I have no answers for you, vermin. Only scorn!"
- The Vyro-Ingo, "Star Control 3"
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
(06-11-2009, 20:13)Kanzentai Wrote: Não há imagens "azulejo" que se possam usar? Nem que seja só, por exemplo, um til nas partes de água.
Isso é o que já faço na versão ASCII.
Para a gráfica, dá para preencher espaços com cores, mas ainda não vi forma fácil de usar um padrão ou uma imagem para isso. Mas também só tenho andado pelo site do PHP; de certeza que googlando arranjo forma.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
Já está: http://tools.dehumanizer.com/mapgen/
Os gráficos são feitos por mim no GIMP, pelo que estão um bocado abomináveis. Mas funciona, com as features que eu queria, incluindo a possibilidade de guardar / bookmarkar o URL de forma a aceder exactamente ao mesmo mapa no futuro.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
Copiando o post que fiz noutros sítios:
Link: Map Generator for RPGs and Wargames
Exemplo gerado:
Funcionalidades:
- Tamanhos até 64x64 (é possível que os aumente, se vir que o meu servidor aguenta isto bem, mas só o saberei quando tiver milhares de acessos por dia)
- Mapas gerados no formato PNG, sem compressão "lossy", bons para imprimir
- Possibilidade de dar "ênfase" a um tipo de terreno (ex. "quero um mapa para uma região montanhosa")
- Mapas em hexágonos ou quadriculados
- Texturas horríveis , feitas por mim no The GIMP em menos de meia hora
- Possibilidade de guardar qualquer mapa gerado para uso posterior (ex. o cão comeu a única versão impressa), simplesmente bookmarkando o URL.
Enjoy.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 3,893
Threads: 198
Joined: Apr 2005
E usarmos o gerador de mapas para RPGs... sei lá, num RPG?
Posts: 2,323
Threads: 557
Joined: Apr 2005
Um dia.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Posts: 1,668
Threads: 104
Joined: Apr 2005
(11-11-2009, 15:29)Rufferto Wrote: E usarmos o gerador de mapas para RPGs... sei lá, num RPG?
Estás louco. Respira bem e pensa duas vezes antes de postares coisas dessas outra vez.
"I have no answers for you, vermin. Only scorn!"
- The Vyro-Ingo, "Star Control 3"
Posts: 287
Threads: 13
Joined: Oct 2008
(11-11-2009, 15:29)Rufferto Wrote: E usarmos o gerador de mapas para RPGs... sei lá, num RPG?
Aquela coisa que vocês se fartam de criar personagens mas que... acabam por nunca jogar?
Posts: 3,893
Threads: 198
Joined: Apr 2005
(12-11-2009, 10:17)Susana Wrote: Aquela coisa que vocês se fartam de criar personagens mas que... acabam por nunca jogar?
Mas criar as personagens é parte da piada, apesar de haver gente folgada demais para fazer até isso.
(e não, esta não é contigo, que tens o teu personagem feito há buérérés)
|