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Num tempo em que a originalidade é quase tudo o que define um jogo como clássico (nenhum jogo ficou um clássico pela banda sonora ou gráficos), a pergunta levanta-se:
Afinal de contas, qual é o jogo (ou jogos) mais original? De agora, da próxima geração ou de já algum tempo, tanto faz.
P.S: Convém também saber distinguir entre original (novo, único, pioneiro) e estúpido (diferente por não fazer qualquer sentido cof... butasan....cof).
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Ora essa, o Butasan faz todo o sentido!
Basta ver que nós conseguimos incorporar sodomia num jogo que consiste em porcos a atirarem bombas uns aos outros, num free-for-all bastante suíno!
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Eu proporia este magnífico clássico...
Entre esse e o Butasan, não sei...
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Tenho de reconhecer que o 'Katamari' é bastante original, mas é talvez um conceito demasiado simples. O butasan ... é divertido, mas... eh pá... porcos a atirar bombas uns aos outros? Não me admira que seja original... ninguém se lembraria disso, e por alguma razão há-de ser.
P.S: Não consigo abrir o link, mas acho que o problema é mesmo do meu PC e/ou Firefox.
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Calha bem não teres falado no GridRunner. Esse jogo é demasiado bizarro para ser considerado um jogo, quanto mais ser original
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e já falar dele é mau que chegue :roll:
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Não digo que o GR++ seja "original". É um shoot'em up abstracto, e não é o primeiro - basta abrir o MAME, há muitos nos anos 80.
Este tende a ser um pouco mais psicadélico que a maioria, e muito mais "visceral", além de que controlar a nave com o rato e estar sempre a disparar são inovações geniais - daquelas que fazem perguntar porque é que ninguém fez isso antes (bem, o Jeff Minter fez... no Gridrunner para o Atari ST e Amiga, que é bem menos psicadélico do que este).
"Original", para mim, são alguns dos jogos que já mencionamos: Butasan (que eu já conhecia do Spectrum como "Psycho Pigs UXB"), Hover Bovver 2... e depois podemos ir a jogos mesmo antigos, que começaram géneros: Pac Man, Space Invaders, Breakout, Pong...
Ou, na era de 8 bits, jogos como o Lords of Midnight, The Sentinel (aposto que aqui só eu e o rufferto é que jogámos este...)...
Jogos mais actuais... talvez o Katamari Damacy, ou o Super Monkey Ball (se bem que este é uma variante do Marble Madness, que por acaso é outro bom exemplo.)
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Acho que o primeiro C&C foi o primeiro RTS, ou esse ou o WarCraft I, um deles.
O Wolfenstein "3D" também é um bom exemplo.
Em termos mais actuais, só me lembro mesmo do sistema de câmara do Budokai Tenkaichi... :?
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Ah, estes jovens que não viveram quando "men were real men" e essas coisas.
Antes do Warcraft, houve o Dune 2, da Westwood (bem antes do C&C, já agora), sem dúvida o primeiro RTS deste género para PCs e afins - aliás, uma das crítidas do Warcraft é que era uma cópia descarada do Dune 2, incluindo em estilo de gráficos, interface, etc. - só no Warcraft 2 é que finalmente descobriram a sua própria identidade.
Mas foi o Dune 2 o primeiro? Não. Antes, houve este: http://en.wikipedia.org/wiki/Herzog_Zwei . Nunca o joguei, era na Megadrive.
Podemos ainda ir mais atrás: aqui há uma mini-história. Segundo eles, o primeiro foi um "Stonkers", no Spectrum, que admito nunca ter jogado. Mas quem é que não se lembra do The Ancient Art of War, em PC? Muito o jogámos num certo Philips com uma placa Hercules.
Ou o Nether Earth, no Spectrum.
Se falarmos em RTS "as we know them", com construção de bases e afins, talvez o Dune 2 tenha sido o primeiro.
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Ontem vi o anúncio na TV a um jogo em que supostamente somos o produtor / realizador de um filme e cuja missão consiste exactamente em fazer filmes. Escolher actores, encenar cenas, essas coisas. É claro que o anúncio foi curtinho e não sei bem como é que o jogo funciona, muito menos se presta para alguma coisa, mas a ideia pareceu-me bastante original. Quem será o próximo Ed Wood?
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Chama-se "The Movies", é do Peter Molyneux (Populous, Black & White) e está à venda para PC na Fnac.
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Bem, o sr. Molyneux é responsável pelos Black&White e, tendo jogado o 1, é um excelente sinal
Se for o que diz ser e como dá para partilhar filmes online com outros "realizadores", who knows what might show up?
Poderemos talvez fazer um Plan 10 :roll:
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E a propósito do Peter Molyneux...
Acho que é daquelas pessoas que faz jogos bons. Black & White é uma referência incontornável e é daqueles jogos com mais atenção ao pormenor que há. Esse tal Populous não conheço.
E o Black & White 2 (já tenho ) é bastante melhor.
Três vivas para o Peter Molyneux!
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E ouvi que vai sair um novo jogo, tipo Black & White (god games) chamado Spore. Não sei se é do Peter Molyneux, Lionhead e cia. mas parece ter uma premissa bem fixe: controlamos uma raça de seres. Desde seres unicelulares até aquilo que quisermos... golfinhos mutantes, couves guerreiras ou *cof* ovelhas *cof*...
Não faço é a mínima ideia quando sai...
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O Spore é do Will Wright. SimCity, The Sims, e outros menos conhecidos, como o SimEarth, SimLife, SimFarm e SimAnt.
Os Populous (há 3), de certa forma, são os antepassados do Black & White - também somos um deus, o poder vem dos seguidores, e o objectivo é exterminar os adoradores do outro deus. Não têm é a Criatura, nem a história de sermos "bons" ou "maus" - e os 2 primeiros Populous tinham uma perspectiva isométrica, só o 3º é que tem um engine 3D.
Já agora, outros 2 grandes jogos do Peter Molyneux são os 2 Dungeon Keeper. Very nice.
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