Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Jogos de Spectrum que não envelheceram bem
#1
[Imagem: wheretimestoodstillfron.jpg]

Where Time Stood Still

Lembrava-me deste jogo como sendo excelente, um marco na história do Spectrum. A história, o ambiente, a originalidade, tudo era fabuloso. Perante isto resolvi puxá-lo e ganhá-lo (com muito save + load) esta tarde e tenho de concluir que o jogo não envelheceu nada bem.

O ambiente e tudo o mais continua muito bom (apesar de não haver nem sombra de mamutes, ao contrário do que a contracapa sugere), mas o grande problema é que o jogo está verdadeiramente desesperante. E se eu desesperei por várias ocasiões mesmo com a possibilidade de gravar e continuar do mesmo sítio, nem quero imaginar o que o pessoal na altura deve ter sofrido para acabar isto.

Provavelmente todos aqui conhecem o jogo a fundo, mas para os mais esquecidos dou aqui uma lembrada breve. Um avião em viagem já não sei para onde cai numa zona perdida dos Himalaias onde (como o título sugere) o tempo parou desde a altura dos dinossauros. Assim sendo há para lá tiranossauros e pterodáctilos, já para não falar de alguns canibais. O pessoal que ia no avião era o piloto, um gordo rico, a filha dele e o noivo da filha. Tendo em conta as habilitações do piloto (conseguiu despenhar-se) não é de estranhar que seja ele o líder do grupo e o personagem que começamos por controlar.

Mais uma vez lembro que o jogo é altamente inovador, mesmo na questão de termos um grupo de quatro pessoas com personalidades distintas e de haver uma simulação de rato na parte que envolve os objectos. Qual é então o problema do jogo? Basicamente só um: a inteligência artificial dos três bonecos do grupo que nós não controlamos É NULA!!! Tive de fazer literalmente dezenas de loads porque os personagens não eram capazes de fazer coisas tipo contornarem um obstáculo insignificante ou não irem contra um tentáculo gigante que estava de fora de água à espera deles. Houve partes que repeti vezes e mais vezes antes que (certamente por sorte) conseguisse chegar ao outro lado com o pessoal todo vivo.

Ah, e o que dizer dos idiotas que, na parte em que se está a atravessar um pântano que funciona quase como areias movediças (ficando parado afunda-se e morre-se), se estão constantemente a queixar que estão cansados ou que têm fome? A vontade é dizer-lhes para fazerem um piquenique mesmo ali onde estão, só que aí seria complicado acabar o jogo com os quatro personagens vivos. Depois também há aquela parte dos imbecis que estão sentados a descansar e que se queixam por estarem parados, mas quando o jogador se levanta eles não conseguem vir atrás... PORQUE TINHAM PARADO JUSTAMENTE POR ESTAREM CANSADOS!

Enfim, o jogo continua a ser um marco no Spectrum e tudo o mais, mas enquanto o estava a ganhar há bocado (pela primeira vez, tee-hee para mim!) houve alturas em que só me apeteceu torturar aqueles três palermas que estavam constantemente a ficar para trás ou a morrer das formas mais absurdas. Para quando um remake, com inteligência artificial digna do nome?
[Imagem: indiaslb1mj1o.gif]
Responder
#2
Parece-me irónico que um jogo que não envelheceu nada bem se chame "Where Time Stood Still"
If you don't stand for something, you'll fall for anything
Responder
#3
Há muita verdade no que tu dizes. Smile
[Imagem: indiaslb1mj1o.gif]
Responder
#4
Excelente post. Espero que faças mais disto no futuro. Smile

Já agora, podes, please, reproduzir o mesmo (basta copy & paste) no VideoGamer-PT, na secção apropriada? Sugeria apenas que lhe pusesses um título como "[ZX Spectrum] Where Time Stood Still". Penso que não tens conta lá. O fórum precisa de animação, e um post destes é óptimo para lá (eu próprio ando a pensar em adaptar os do meu blog de jogos para lá, é só questão de os traduzir).

Thanks. Smile
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Pirataria de jogos Cobaia 4 4,263 06-05-2013, 15:32
Última Mensagem: Dehumanizer
  Wizardry 4: um dos jogos mais difíceis de sempre Dehumanizer 4 3,804 25-09-2012, 14:13
Última Mensagem: Rufferto
  Teste de conhecimentos de jogos Rufferto 18 14,978 07-06-2011, 21:43
Última Mensagem: Klawfive
  Jogos de Dragon Ball felipeferreira 1 2,658 29-04-2011, 09:40
Última Mensagem: FoxRS
  Jogos maus que jogaram muito Dehumanizer 11 7,182 06-04-2011, 20:19
Última Mensagem: FoxRS
  Jogos de estratégia downloadáveis Dehumanizer 5 11,890 27-03-2010, 11:41
Última Mensagem: Cobaia
  StarCraft 2 ou "Pathfinding que funciona" Kanzentai 1 2,585 23-02-2010, 15:43
Última Mensagem: Kronopt
  Jogos (mesmo) Grátis FoxRS 0 2,600 07-02-2010, 18:06
Última Mensagem: FoxRS
  Gamers as Publishers - Digam o que pensam Khorazyn 2 3,162 15-09-2009, 01:20
Última Mensagem: Khorazyn
  Jogos na Austrália Cobaia 1 3,650 04-02-2009, 14:45
Última Mensagem: Rufferto

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)