Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Biotecnologia no Futebol e não so
#1
Uma equipa com vários Messis, Ronaldos, Terrys, Buffons , será possível este futuro no futebol ? E como aceitaríamos este futuro? Veríamos com a mesma paixão de hoje o futebol de amanhã? Como se aceitará o factor biotecnológico no futebol ? Subverterá a biotecnologia o futebol futuro?

Em leitura do livro O Nosso Futuro Pós-Humano , de Francis Fukuyama , autor de A Grande Ruptura e O Fim da História e o Último Homem , em que aborda o desenvolvimento da biotecnologia e os seus perigos se não se tomarem medidas no imediato com vista a precaver o futuro, surgiram-me, entre tantas outras, aquelas perguntas.

Com efeito, um futuro em que os pais possam escolher as características físicas dos seus filhos , como seja a cor dos olhos, o género de cabelo, a cor da pele, etc, é uma realidade possível. Assim como a possibilidade de se descobrirem « genes que determinem também a inteligência, a capacidade de liderança, o comportamento sexual, o talento para isto ou aquilo, a propensão ao crime e aos vícios ». É uma realidade assustadora!

Mas, como aqui se trata de futebol, e como durante a leitura do livro me surgiram aquelas perguntas e as que deixarei abaixo, partilho-as aqui com os Relvas para que digam de sua opinião.

Que evoluções terá o futebol? O que resultará dessa evolução? Quais as consequências? Como se aceitará o factor biotecnológico no futebol ? Subverterá a biotecnologia o futebol futuro? Perderá a sua essência ou aumentará ainda mais os seus adeptos?
There's no stoppin' what can't be stopped, no killin' what can't be killed. You can't see the eyes of the demon, until him come callin'...
Reply
#2
(28-06-2010, 04:13)Khorazyn Wrote: Mas, como aqui se trata de futebol, e como durante a leitura do livro me surgiram aquelas perguntas e as que deixarei abaixo, partilho-as aqui com os Relvas para que digam de sua opinião.

Que é como quem diz que o texto veio daqui. Smile
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#3
(28-06-2010, 07:27)Rufferto Wrote:
(28-06-2010, 04:13)Khorazyn Wrote: Mas, como aqui se trata de futebol, e como durante a leitura do livro me surgiram aquelas perguntas e as que deixarei abaixo, partilho-as aqui com os Relvas para que digam de sua opinião.

Que é como quem diz que o texto veio daqui. Smile

Biggrin
Reply
#4
(28-06-2010, 07:27)Rufferto Wrote: Que é como quem diz que o texto veio daqui. Smile

Tu tens e' inveja do Mestre do Copy & Paste!!!
Reply
#5
Já ia perguntar de onde vinha o texto, muito obrigado Biggrin
[Image: n3taar.gif]
Reply
#6
(28-06-2010, 10:16)Cobaia Wrote: Tu tens e' inveja do Mestre do Copy & Paste!!!

Talvez um pouco, mas como também estou inscrito no Relvado não pude deixar de reparar na referência aos "relvas". Assim como os frequentadores do Pato da Destruição são os "patos", os do Relvado são os "relvas".
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#7
(28-06-2010, 04:13)Khorazyn Wrote: surgiram-me, entre tantas outras, aquelas perguntas.

Sao as du'vidas ti'picas de uma pessoa que gosta de futebol, ou seja, um ignorante.

Por lei em quase todos os pai'ses do mundo e por lei internacional, as pessoas estao proibidas de fazer escolhas dessas.
Pelo que eu sei as u'nicas coisas que sao permitidas e' a deteccao de problemas gene'ticos e a fertilizacao artificial sem alteracoes gene'ticas ou favorecimento de caracteri'sticas.

Isto lembra-me a Elsa Raposo e o seu marido Brasileiro; depois de engravidar ela deu uma entrevista a uma revista em que explicou que teve de ir ao Brasil porque em Portugal ainda nao se faz a escolha do sexo do bêbê.
Eles foram ter com um me'dico Brasileiro que e' "pioneiro, um conhecido pessoal de excelenti reputacao qui faz te'cnicas avancadissima's".
Nao tenho grandes esperancas de que o tal "me'dico" tenha ido parar 'a cadeia mas espero que pelo menos tenha sido expulso da ordem dos me'dicos.
Reply
#8
(28-06-2010, 12:33)Cobaia Wrote: Isto lembra-me a Elsa Raposo e o seu marido Brasileiro; depois de engravidar ela deu uma entrevista a uma revista em que explicou que teve de ir ao Brasil porque em Portugal ainda nao se faz a escolha do sexo do bêbê.
Eles foram ter com um me'dico Brasileiro que e' "pioneiro, um conhecido pessoal de excelenti reputacao qui faz te'cnicas avancadissima's".
Nao tenho grandes esperancas de que o tal "me'dico" tenha ido parar 'a cadeia mas espero que pelo menos tenha sido expulso da ordem dos me'dicos.

E por que não dar a possibilidade ao pessoal de escolher? Ninguém obriga ninguém a ter de escolher, mas se os pais preferirem escolher então qual é o mal?
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#9
(28-06-2010, 12:57)Rufferto Wrote: E por que não dar a possibilidade ao pessoal de escolher? Ninguém obriga ninguém a ter de escolher, mas se os pais preferirem escolher então qual é o mal?

Primeiro ha' a parte de fazer o papel de "deus", muita gente tem objeccoes a isso.

Depois ha' a parte de as pessoas atrave's das suas decisoes lixarem completamente a sociedade.
Ja' ha' pai'ses a mais a terem um grande desequili'brio na relacao de nascimentos homens/mulheres; em culturas em que ha' dotes (p.e. I'ndia), nunca mais haveria mulheres e estariam extintos em 1 ou duas geracoes.

Por fim, as decisoes sao quase sempre subjectivas e baseadas em modas. Imagina a decisao do sexo estar nas maos das mesmas pessoas que criaram em 2000 milhares de Matildes/Marianas, em 1990 milhares de Ineses/Filipas ou 1950 milhoes de Marias.
Reply
#10
Consigo perceber as objecções (mas não gosto da coisa do 'Fazer o papel de Deus').

Tem a ver com os direitos da criança... Tem o direito de não ser produzido para uma função específica, ou com características que lhe são impostas.
Também percebo que não faria mal nenhum à criança ser loiro ou ruivo em vez de moreno, ou ter olhos castanhos em vez de verdes... Mas por isso não implicar uma melhoria crítica da qualidade de vida compreendo que haja relutância em fazer modificações à natureza da pessoa à la carte...

Já coisas que ninguém questiona que são para o bem da criança, como evitar doenças graves, ou reduzir riscos de saúde é mais fácil permitir.

Mas para o caso do futebol... Não acho correcto "produzir-se" uma criança com o feitio específico de corpo e capacidade intelectual de um desportista para um futuro decidido pelos pais (por razões que até podem nem ter nenhum fundamento espectacular)... É estar a moldar-lhe o destino, quando isso deveria depender dos seus próprios desejos, gostos e vontades, que surgirão quando crescer...

...Podiam era silenciar o gene da estupidez!
If you don't stand for something, you'll fall for anything
Reply
#11
(28-06-2010, 21:43)Cobaia Wrote: Primeiro ha' a parte de fazer o papel de "deus", muita gente tem objeccoes a isso.

Também há muita gente que tem objecções ao casamento gay, por exemplo. Mas tal como ninguém obriga um homem a casar com outro homem, também ninguém obrigaria um casal a escolher características para o seu filho. Simplesmente se daria liberdade para decidirem se querem ou não escolher.


(28-06-2010, 21:43)Cobaia Wrote: Depois ha' a parte de as pessoas atrave's das suas decisoes lixarem completamente a sociedade.
Ja' ha' pai'ses a mais a terem um grande desequili'brio na relacao de nascimentos homens/mulheres; em culturas em que ha' dotes (p.e. I'ndia), nunca mais haveria mulheres e estariam extintos em 1 ou duas geracoes.

Portanto estás a dizer que os indianos não têm capacidade para ter esse tipo de poder e que temos de ser nós a tomar as decisões importantes por eles?


(28-06-2010, 21:43)Cobaia Wrote: Por fim, as decisoes sao quase sempre subjectivas e baseadas em modas. Imagina a decisao do sexo estar nas maos das mesmas pessoas que criaram em 2000 milhares de Matildes/Marianas, em 1990 milhares de Ineses/Filipas ou 1950 milhoes de Marias.

Isso é o que o pessoal das ditaduras costuma dizer, que as pessoas são demasiado burras para decidirem pelas suas cabeças e que tem de ser el presidente a pensar por elas. O pessoal anti-aborto também tentava passar a ideia que se o aborto fosse despenalizado as mulheres o iriam passar a usar como método contraceptivo e que nunca mais haveria nascimentos. É preciso dar liberdade às pessoas para decidirem por si e, quiçá, aprenderem com os seus erros.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#12
(29-06-2010, 07:00)Rufferto Wrote: ...ninguém obrigaria um casal a escolher características para o seu filho. Simplesmente se daria liberdade para decidirem se querem ou não escolher.

Isso e' ridi'culo!
Esta's a dizer que isto e' uma escolha dos/para os pais e (convenientemente) nao falas do facto dos filhos nao poderem ter escolha.

(29-06-2010, 07:00)Rufferto Wrote:
(28-06-2010, 21:43)Cobaia Wrote: Depois ha' a parte de as pessoas atrave's das suas decisoes lixarem completamente a sociedade.
Ja' ha' pai'ses a mais a terem um grande desequili'brio na relacao de nascimentos homens/mulheres; em culturas em que ha' dotes (p.e. I'ndia), nunca mais haveria mulheres e estariam extintos em 1 ou duas geracoes.

Portanto estás a dizer que os indianos não têm capacidade para ter esse tipo de poder e que temos de ser nós a tomar as decisões importantes por eles?
Si, El Presidente!

Agora a se'rio. O que eu disse e' que as pessoas (todas as pessoas) nao podem ter esse tipo de poder. Nao se trata de este ou aquele grupo, e' a humanidade na totalidade.


(29-06-2010, 07:00)Rufferto Wrote:
(28-06-2010, 21:43)Cobaia Wrote: Por fim, as decisoes sao quase sempre subjectivas e baseadas em modas. Imagina a decisao do sexo estar nas maos das mesmas pessoas que criaram em 2000 milhares de Matildes/Marianas, em 1990 milhares de Ineses/Filipas ou 1950 milhoes de Marias.

Isso é o que o pessoal das ditaduras costuma dizer, que as pessoas são demasiado burras para decidirem pelas suas cabeças e que tem de ser el presidente a pensar por elas. O pessoal anti-aborto também tentava passar a ideia que se o aborto fosse despenalizado as mulheres o iriam passar a usar como método contraceptivo e que nunca mais haveria nascimentos.

"usar como método contraceptivo" - Duvido muito que algue'm fosse tao estu'pido que acreditasse nisso...

(29-06-2010, 07:00)Rufferto Wrote: É preciso dar liberdade às pessoas para decidirem por si e, quiçá, aprenderem com os seus erros.

"seus" erros!? hahahahha Boa piada.
Acho que consegues ver bem que vao ser os filhos e nao os pais que vao aprender^H^H^H^H^H^H^H^H pagar pelos erros. E a sociedade tambe'm pagaria por esses erros.
Reply
#13
(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: Isso e' ridi'culo!
Esta's a dizer que isto e' uma escolha dos/para os pais e (convenientemente) nao falas do facto dos filhos nao poderem ter escolha.

Eu não percebo que escolha é essa que os pais podem fazer e que será tão perigosa para os filhos. Nascer rapaz ou rapariga?


(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: Agora a se'rio. O que eu disse e' que as pessoas (todas as pessoas) nao podem ter esse tipo de poder. Nao se trata de este ou aquele grupo, e' a humanidade na totalidade.

Eu não acho que lá por dar para escolher o sexo da criança todos os casais passassem automaticamente a ter filhos homens. No mundo civilizado encontras muita gente a dizer que preferia ter filhas, e se lá para as Índias ou Chinas passassem todos a ter rapazes então o problema era deles. Além de que eles já são tantos que até podia ser da maneira que aquilo ficava menos sobrepovoado.


(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: "usar como método contraceptivo" - Duvido muito que algue'm fosse tao estu'pido que acreditasse nisso...

Antes fosse assim... Quando foi isto do casamento gay em Portugal lembro-me de um moço entrevistado a dizer que isso poderia ser o fim da espécie humana em Portugal, dado que homem com homem e mulher com mulher não dá para reproduzir. Também com o aborto havia gente a defender que as mulheres iriam passar a fazer abortos por tudo e por nada (tipo terem meia hora sem nada para fazer até à telenovela) e que haveria tanto aborto que não restariam médicos para tratar dos doentes normais.


(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: "seus" erros!? hahahahha Boa piada.
Acho que consegues ver bem que vao ser os filhos e nao os pais que vao aprender^H^H^H^H^H^H^H^H pagar pelos erros. E a sociedade tambe'm pagaria por esses erros.

Tens de me explicar o que achas que aconteceria se passasse a ser permitido escolher o sexo da criança. Acabavam as mulheres?
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#14
(29-06-2010, 16:57)Rufferto Wrote:
(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: Isso e' ridi'culo!
Esta's a dizer que isto e' uma escolha dos/para os pais e (convenientemente) nao falas do facto dos filhos nao poderem ter escolha.

Eu não percebo que escolha é essa que os pais podem fazer e que será tão perigosa para os filhos. Nascer rapaz ou rapariga?

Mais uma vez...
  • Actualmente: a relacao entre o nu'mero de nascimentos de homens e mulheres, que e' definida biologicamente, e' constante.
  • Com escolha: a relacao passaria a seguir um padrao social. Ou por outras palavras, a relacao passaria a ser aleato'ria e seguiria modas completamente imprevisi'veis.

(29-06-2010, 16:57)Rufferto Wrote:
(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: Agora a se'rio. O que eu disse e' que as pessoas (todas as pessoas) nao podem ter esse tipo de poder. Nao se trata de este ou aquele grupo, e' a humanidade na totalidade.

Eu não acho que lá por dar para escolher o sexo da criança todos os casais passassem automaticamente a ter filhos homens. No mundo civilizado encontras muita gente a dizer que preferia ter filhas, e se lá para as Índias ou Chinas passassem todos a ter rapazes então o problema era deles. Além de que eles já são tantos que até podia ser da maneira que aquilo ficava menos sobrepovoado.

Tsk...
Para ale'm de estares a tentar passar um exemplo anedo'tico de "o meu amigo quer ter uma filha" por uma estati'stica va'lida, julgas que os problemas so' sao discutidos quando se aplicam a ti e os outros que se lixem.


(29-06-2010, 16:57)Rufferto Wrote:
(29-06-2010, 16:14)Cobaia Wrote: "usar como método contraceptivo" - Duvido muito que algue'm fosse tao estu'pido que acreditasse nisso...

Antes fosse assim... Quando foi isto do casamento gay em Portugal lembro-me de um moço entrevistado a dizer que isso poderia ser o fim da espécie humana em Portugal, dado que homem com homem e mulher com mulher não dá para reproduzir. Também com o aborto havia gente a defender que as mulheres iriam passar a fazer abortos por tudo e por nada (tipo terem meia hora sem nada para fazer até à telenovela) e que haveria tanto aborto que não restariam médicos para tratar dos doentes normais.

Tu esta's a usar exemplos nao do que acontece/aconteceu mas sim do que gente estu'pida diz que podera' acontecer. Isso nao faz sentido.



(29-06-2010, 16:57)Rufferto Wrote: Tens de me explicar o que achas que aconteceria se passasse a ser permitido escolher o sexo da criança. Acabavam as mulheres?

Em primeira instancia, sim. Depois a pro'pria sociedade.
E' muito fa'cil de perceber que se houver, por exemplo, 1% menos mulheres a nascer tambe'm vai haver 1% menos casais, logo 2% menos populacao na geracao seguinte. (Os 2% e' porque actualmente, em me'dia, cada casal tem 2 filhos).
Reply
#15
Resumindo e complicando, a humanidade acaba?
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#16
(06-07-2010, 07:21)Rufferto Wrote: Resumindo e complicando, a humanidade acaba?

Sociedade e' diferente de Humanidade. Wink
Reply
#17
(06-07-2010, 15:23)Cobaia Wrote: Sociedade e' diferente de Humanidade. Wink

Mas que significa isso de acabar a sociedade? O Pinto da Costa torna-se honesto? Os gatos começam a perseguir os cães?
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#18
Ja' agora da' uma vista de olhos neste quadro: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE...elTab=tab0.
Da' para ver bem a relacao entre a polulacao masculina e feminina. Ves a diferenca entre os 0 a 24 anos e dos 25 para cima?
Reply
#19
Que tem isso? Sabe-se que as mulheres no geral vivem mais que os homens, consequência de terem uma vida mais folgada.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#20
Os Portuenses isto, os escurinhos aquilo, as mulheres...
Biggrin
Diz-nos o que pensas sobre os homossexuais, comunistas/fascistas, cabeleireiros.
Reply
#21
(10-07-2010, 19:32)Cobaia Wrote: Os Portuenses isto, os escurinhos aquilo, as mulheres...
Biggrin
Diz-nos o que pensas sobre os homossexuais, comunistas/fascistas, cabeleireiros.

Cabeleireiros? xD

Diz-nos o que pensas sobre [Insert random profession here] Tongue
[Image: n3taar.gif]
Reply
#22
(10-07-2010, 19:49)Kronopt Wrote:
(10-07-2010, 19:32)Cobaia Wrote: Os Portuenses isto, os escurinhos aquilo, as mulheres...
Biggrin
Diz-nos o que pensas sobre os homossexuais, comunistas/fascistas, cabeleireiros.

Cabeleireiros? xD

Diz-nos o que pensas sobre [Insert random profession here] Tongue

O que eu queria era a profissao que no hitchhiker's guide to the galaxy causou a destruicao de uma civilizacao man nao me lembro. Era qualquer coisa como limpador de bocal de telefones...
Reply
#23
(10-07-2010, 08:10)Rufferto Wrote: Que tem isso? Sabe-se que as mulheres no geral vivem mais que os homens, consequência de terem uma vida mais folgada.

Oh coraçãozinho, coisinha mais boa, temos que não contrariar as estatísticas e começas a fazer TODAS as tarefas domésticas lá de casa. Está combinado?
Reply
#24
(06-07-2010, 00:15)Cobaia Wrote:
(29-06-2010, 16:57)Rufferto Wrote: Tens de me explicar o que achas que aconteceria se passasse a ser permitido escolher o sexo da criança. Acabavam as mulheres?

Em primeira instancia, sim. Depois a pro'pria sociedade.
E' muito fa'cil de perceber que se houver, por exemplo, 1% menos mulheres a nascer tambe'm vai haver 1% menos casais, logo 2% menos populacao na geracao seguinte. (Os 2% e' porque actualmente, em me'dia, cada casal tem 2 filhos).


Na altura desta discussao eu deixei isto passar mas devido a experiencias pessoais (traumatizantes) acho que a maior parte das pessoas nao percebe de matema'tica ba'sica para perceber isto.

Regra geral as pessoas pensam erradamente:
Quote:Se houver uma variacao percentual constante e sime'trica entao isso anula e tem-se o valor inicial. Por exemplo:
Em 2009 houve um aumento de 1% e em 2010 houve uma diminuicao de 1% logo no total dos dois anos nao houve mudanca.

Na realidade:
Quote:+1% = 1.01
-1% = 0.99
1.01 * 0.99 = 0.9999 o que e' diferente de 1.
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  O livro que nao pode esperar Cobaia 1 3,151 28-06-2012, 17:20
Last Post: Rufferto
  Deus nao criou o Universo - Stephen Hawking Khorazyn 4 8,845 07-10-2010, 15:10
Last Post: Dehumanizer

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)