Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Leis Burla e fraude deixaram de ser crime
#1
"
Leis
Burla e fraude deixaram de ser crime
por LICÍNIO LIMA

Burla e fraude deixaram de ser crime

Com a entrada em vigor da nova reforma da lei penal, em 2007, é mais fácil escapar-se quando se engana o próximo

Em Portugal, já ninguém vai preso por burlar ou furtar se o autor dos crimes, caso seja apanhado, restitua os bens à vítima, ressarcindo--a de todos os prejuízos. De contrário, arrisca-se a cumprir prisão. Se o fizer, as autoridades fecham os olhos. Esta despenalização, que deixa muita gente do lado de fora das cadeias, é uma novidade da reforma penal de 2007 que tem passado quase desapercebida, e consta no artigo 206.º do Código Penal.

Ou seja, "nos casos dos crimes contra o património (quando se trata de dinheiro ou coisas ilicitamente subtraídas a alguém), o lesado passou a poder negociar com o criminoso. Havendo acordo, extingue-se o procedimento criminal. Pode ser discutível desde o ponto de vista ético, mas esse é o futuro. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, tudo se negoceia", explicou ao DN Costa Andrade, especialista em Direito Penal, na Universidade de Coimbra.

Opinião semelhante partilha Germano Marques da Silva, especialista em Direito Penal, na Universidade Católica: "Os crimes patrimoniais estão a ser desvalorizados. A tendência é para dispensar a responsabilização criminal desde que a vítima seja reparada e não se oponha ao arquivamento do processo."

Levanta-se, porém, a questão de saber se não estará o Direito a ser esvaziado do seu fundamento ético. "O Direito não tem um conteúdo nem moral nem ético. A sua função é resolver conflitos da sociedade", argumentou o professor Germano Marques da Silva. Conforme explicou, para a maior parte das vítimas de crimes patrimoniais, o mais importante é ver restituído o que perdeu. "Se a vítima se sentir compensada, não vale a pena perseguir criminalmente". Isto é, "não há necessidade de mandar gente para a cadeia quando a própria vítima já não reclama", adiantou, frisando: "O Direito Penal não tem uma função puramente repressiva."

Mas, a alteração à lei veio também beneficiar o poder de negociação dos ofendidos. No caso da burla qualificada, por exemplo, que é crime público (isto é, não é necessária queixa para que o Ministério Público abra inquérito), a vítima, mesmo que esse fosse o seu desejo, jamais poderia negociar com o criminoso. Ou seja, a queixa não poderia nunca ser retirada. Agora pode, explicou ainda o professor da Católica.

Antes de 2007, recorde-se, só as burlas simples podiam ser negociadas entre criminosos e vítimas, com vista à reparação e à extinção das penas. Depois da reforma, em vigor desde 15 de Setembro daquele ano, o princípio foi alargado a outros crimes patrimoniais, como o abuso de confiança, a burla agravada, o furto agravado, em suma, a todos os crimes que visem apenas ofendidos particulares, e desde que a vítima concorde, sem prejudicar terceiros.

Burla e furto são crimes tão antigos quanto a humanidade. Mas há uma nova criminalidade emergente que está a encher as prisões.

"Antigamente, quem ouvia falar em crimes ambientais, em crimes económicos, em tráfico de influências, em crimes de participação em negócio, em crimes de branqueamento de capitais?", questionou Marques da Silva, que explicou: "As sociedades não podem ter mais do que um determinado número de crimes e de criminosos. À medida que aumentam de um lado, têm de descriminalizar do outro." Ou seja, "é necessário haver uma hierarquia de valores", porque, ironizou, "alguém tem de ficar cá fora para trabalhar".

Mas, há também uma nova sensibilidade que defende penas mais duras para os criminosos. "As correntes pós-modernas querem penas mais graves, querem que o Direito entre por todo o lado", comentou o professor. Contudo, advertiu, "o Direito só deve intervir para assegurar a paz". E adiantou: "É fácil legislar e mandar toda a gente para a cadeia. Mais difícil é resolver os problemas sociais que são causa de criminalidade."

Também os crimes fiscais, note-se, são abrangidos pelo mesmo princípio que agora enforma as fraudes e as burlas (ver caixa abaixo).

"Ao abrigo da nova lei, os mais ricos sempre poderão comprar a liberdade", observou um operador judiciário, em declarações ao DN. "

Fonte DN.

Então...pode ser que os tribunais e prisões fiquem menos sobrecarregados...ou não Question....
Reply
#2
Ainda bem que criaste este to'pico. Smile
O original e' daqui? http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interi...id=1642615


Quote:"O Direito Penal não tem uma função puramente repressiva."


Quote:"Antigamente, quem ouvia falar em crimes ambientais, em crimes económicos, em tráfico de influências, em crimes de participação em negócio, em crimes de branqueamento de capitais?", questionou Marques da Silva, que explicou: "As sociedades não podem ter mais do que um determinado número de crimes e de criminosos. À medida que aumentam de um lado, têm de descriminalizar do outro." Ou seja, "é necessário haver uma hierarquia de valores", porque, ironizou, "alguém tem de ficar cá fora para trabalhar".

Este Marques da Silva consegue ser um imbecil de muitas maneiras ao mesmo tempo. Pelo discurso ele tem mais de 60 anos, e ja' esta' senil.
Estou mesmo a imaginar o tipo a dizer:
idiota Wrote:Ha' 500 anos atra's quem e' que ouvia falar de crimes informa'ticos?
Se querem que "roubo de identidade" seja um crime tem de se remover um outro crime, por exemplo, homici'dio.

Na realidade as sociedades humanas tem-se tornado cada vez mais complexas. A legislacao tem de acompanhar essa complexidade.

Numa coisa ele tem razao:
Quote:"As sociedades não podem ter mais do que um determinado número ... de criminosos
Mas isto e' porque as sociedades nao podem ter mais do que um determinado nu'mero de criminosos e um determinado nu'mero de vi'timas. La' por haver mais tipos de crimes nao vai haver mais criminosos, o que ha' e' mais maneiras de enganar as vi'timas.

E a parte do "alguém tem de ficar cá fora para trabalhar" tambe'm me faz comichao. Ate' parece que o nu'mero de criminosos aumentou brutalmente nos u'ltimos tempos.


Quote:"Ao abrigo da nova lei, os mais ricos sempre poderão comprar a liberdade", observou um operador judiciário, em declarações ao DN. "

Ora ai esta'.
Seria interessante saber qual a lista de crimes para ver se os de colarinho branco foram removidos em maior percentagem.


O que se esta' a perder e' a protecao das potenciais futuras vi'timas.
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Tinha de ser... Klawfive 4 4,935 15-09-2009, 21:58
Last Post: Cobaia

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)