Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Concurso de Ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2011
#1
O Centro de Investigação Fraunhofer AICOS está a levar a cabo um Concurso de Ideias para alunos e investigadores de Universidades portuguesas, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias aplicadas à Saúde, Multimédia e outras ciências semelhantes.

O Fraunhofer Portugal Challenge pretende premiar, com prémios monetários, as melhores ideias baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento.

O concurso, que este ano vai na 2ª edição, tem como grande objectivo a promoção e a recompensa da investigação científica de utilidade prática, orientada para o mercado e que tenha em conta a aplicabilidade das ideias e dos seus resultados na indústria ou no quotidiano das pessoas.

Com o Fraunhofer Portugal Challenge, o AICOS desafia as mentes mais criativas a apresentarem as suas ideias, desde que estas sejam baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento e que estejam relacionadas com as áreas temáticas definidas para o concurso.

São aceites candidaturas baseadas em teses que tenham sido submetidas para defesa nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011.

Os concorrentes podem submeter a sua candidatura no site da iniciativa, em http://www.challenge.fraunhofer.pt , até 31 de Julho. Após duas fases de selecção, na final estarão seis vencedores: 3 na categoria de Mestrado e outros 3 na categoria de Doutoramento, havendo um total de 9.000 euros para distribuir entre estes finalistas.

A 1ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge, lançada em 2010, teve excelentes resultados e revelou algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação.

Entre os conceitos vencedores encontravam-se, por exemplo, um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade; um sistema para turistas, baseado em pequenos objectos físicos que interagem com informação digital; ou um sistema de localização, para ser usado em dispositivos móveis, que aproveita as estruturas “wireless” existentes em quase todo o lado para produzir mapas de grande exactidão, incluindo do interior de edifícios.
Responder
#2
Haaaaaa, como eu gosto deste "pessoal" que se inscreve para fazer publicidade
[Imagem: n3taar.gif]
Responder
#3
É possível que a minha tese de mestrado (Microbiologia Aplicada) se possa vir a enquadrar neste tipo de coisas...

Já agora, sê bem-vindo, challenge2011! Que este seja o início de uma longa estadia aqui neste Pato da Destruição.
If you don't stand for something, you'll fall for anything
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Fraunhofer Portugal Challenge 2012 fhpchallenge 0 1,248 12-07-2012, 15:52
Última Mensagem: fhpchallenge
  5 ideias más que a humanidade perpetua por hábito Cobaia 1 1,794 22-04-2011, 16:46
Última Mensagem: Cobaia

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)