26-02-2007, 21:41
No outro dia comprei "O harém do sultão" enquanto andava a passear-me pelo hiper... desde já que nunca tinha comprado um tão caro.
Bem... mas como tenho uma inclinação para a cultura arabe (nem sei porque... dá vontade de os esganar a todos
), e como o titulo me chamou à atenção, acabei por trazer o livro para casa. É um romance de época e retrata o quotidiano do sultão Solimão. Diz algures aqui, que o romance é baseado em relatos reais.
E mais uma vez se confirma que os homens são um especimem intratavel. Até fico parva com as coisas que leio... 300 mulheres para um só homem?? Bem... e isso não é o pior! Basicamente as raparigas eram compradas e escravizadas e a sua rutina consistia basicamente em se manterem limpas até que o seu senhor as viesse reclamar. Ás vezes iam para ao fundo do rio, dentro de um saco cheio de pedras...
Olhem-me só esta passagem: " (...). Afinal de contas, não passava de uma mulher, e as mulheres, pelo menos assim lhe ensinara o sheyhulislam, não tinham alma como os homens. Pelo contrário, estavam ao mesmo nível dos cães e dos gatos."
Sério... isto dá vontade de os esganar, fuzilar, faze-los em pedaços ou simplesmente capa-los como acontece ao longo do livro. E no entanto, esses especiméns são completamente ludibriados pelas mulheres...
Comprem e leiam o livro... está absolutamente fantástico. E não é só... tem lá passagens bem ao gosto de um certo cão que a gente cá conhece.
Bem... mas como tenho uma inclinação para a cultura arabe (nem sei porque... dá vontade de os esganar a todos
), e como o titulo me chamou à atenção, acabei por trazer o livro para casa. É um romance de época e retrata o quotidiano do sultão Solimão. Diz algures aqui, que o romance é baseado em relatos reais.E mais uma vez se confirma que os homens são um especimem intratavel. Até fico parva com as coisas que leio... 300 mulheres para um só homem?? Bem... e isso não é o pior! Basicamente as raparigas eram compradas e escravizadas e a sua rutina consistia basicamente em se manterem limpas até que o seu senhor as viesse reclamar. Ás vezes iam para ao fundo do rio, dentro de um saco cheio de pedras...
Olhem-me só esta passagem: " (...). Afinal de contas, não passava de uma mulher, e as mulheres, pelo menos assim lhe ensinara o sheyhulislam, não tinham alma como os homens. Pelo contrário, estavam ao mesmo nível dos cães e dos gatos."
Sério... isto dá vontade de os esganar, fuzilar, faze-los em pedaços ou simplesmente capa-los como acontece ao longo do livro. E no entanto, esses especiméns são completamente ludibriados pelas mulheres...
Comprem e leiam o livro... está absolutamente fantástico. E não é só... tem lá passagens bem ao gosto de um certo cão que a gente cá conhece.
"Sempre que possivel conversa com um saco de cimento... nesta vida só devemos acreditar naquilo que um dia pode ser concreto!"