Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filmes com tubarões (algumas das vezes gigantes)
#1
Depois do sucesso da secção sobre filmes com crocodilos, nada melhor que uma sobre filmes com tubarões. Preparem-se então para ficar a conhecer algumas verdadeiras pérolas da sétima arte... ah, e atenção aos spoilers.

[Image: deepbluesea.jpg]

Deep Blue Sea

A cena em que o Samuel L. Jackson morre está excelente, mas o resto só serve para provar que um bom orçamento não faz necessariamente um bom filme. Infelizmente também não é daqueles tão maus que se tornam cómicos, por isso acaba por ser apenas... razoável?

[Image: jaws1.jpg]

Jaws

O primeiro de todos, e uma verdadeira obra-prima. Para mim é de longe o melhor filme do Spielberg e um dos melhores de todos os tempos. Tal como o "A Canção de Lisboa", é daqueles filmes que já vi dezenas de vezes mas que sempre que dá na televisão acabo por ficar a ver outra vez. E se passa muito tempo sem o filme dar, ponho o DVD para matar saudades.

Este é dos raros exemplos em que foi bom para o filme não ter um orçamento por aí além. O facto de o tubarão só ter ficado pronto quando estavam já a meio da gravação fez com que o bicho estivesse a maior parte do tempo escondido, o que o torna mais assustador. E sobretudo contrataram três super-actores (Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw) em vez de três super-estrelas. Se o filme fosse feito agora, o Spielberg provavelmente teria Tom Cruise como chefe Brody, Matt Damon como Matt Hooper e Sean Connery (numa imitação de Sea Captain dos Simpsons) como Quint.

Ah, e que grande banda sonora do John Williams.


[Image: jaws2.jpg]

Jaws 2

Depois do sucesso do primeiro filme teria sido quase impossível não haver uma sequela... ou três. Esta foi a primeira, ainda com os actores todos do Jaws original, à excepção do Richard Dreyfuss. O Spielberg também não quis estar envolvido, por isso contrataram um realizador francês.

Que se pode dizer do filme? Bom, basicamente aparece outro tubarão. De modo algum o filme tem a genialidade do primeiro, mas ainda assim vê-se bem. De longe que o melhor de tudo é a tagline: "Just when you thought it was safe to go back in the water...". Soberba!


[Image: jaws3.jpg]

Jaws 3-D

Aqui os personagens principais são supostamente os filhos do chefe Brody, que estão num parque de diversões aquáticas onde acaba por entrar um tubarão bem grandinho. Neste tipo de filmes é mesmo assim: quanto pior o filme, maior o tubarão.

Não sei como funciona a parte das três dimensões, que nunca vi isto com óculos, mas em termos de qualidade é muito fraquinho. Talvez com os óculos se veja um filme diferente, e melhor, mas tenho as minhas dúvidas.


[Image: jaws4.jpg]

Jaws 4 - The Revenge

Que se pode dizer desta miséria? A história do filme é que um tubarão se está a vingar da família Brody (a tagline é: "This time it's personal"), e começa por comer o filho mais novo. O chefe Brody já tinha morrido entretanto de ataque cardíaco por causa do stress dos tubarões. Então a mãe vai morar com o filho mais velho, nas Bahamas, e claro que o tubarão os segue.

O final é ridículo demais para comentar, mas digo só que deve ter sido a primeira vez na história que se ouviu um tubarão rugir. O Michael Caine entra no filme e diz que nunca o chegou a ver depois de pronto. O sortudo.


[Image: megashark.jpg]

Mega Shark vs. Giant Octopus

Se o algodão não engana, então o título deste filme também não. É um megalodon (tubarão gigante) contra um polvo também ele gigantesco. Estes filmes directos para DVD tendem a ser algo chatinhos, que como o orçamento é reduzido e as cenas com os monstros são caras, aquilo acaba por ser sobretudo enchimento de chouriços durante largos minutos para depois se ver o monstro durante uns segunditos de nada. Ainda assim, as cenas neste filme onde aparecem o tubarão e o polvo são tão magníficas que compensam todas as outras sem eles. Só digo que depois de verem este filme pensarão duas vezes antes de andarem de avião sobre o mar...


[Image: megalodon.jpg]

Megalodon

Não sei se terá sido este filme que lançou a moda dos megalodons, mas se for então tem a minha gratidão eterna. Infelizmente o filme em si é bastante chatinho... é todo passado debaixo de água e a maior parte das vezes está tão escuro que mal se percebe. O que, bem vistas as coisas, não é necessariamente mau.


[Image: sa1o.jpg]

Shark Attack 1

Com o Casper Van Dien (Johnny Rico do "Starship Troopers") e o Ernie Hudson (o caça-fantasmas negro) seria de esperar que este filme pudesse ser alguma coisa de jeito. Spoiler: não é.


[Image: sa2e.jpg]

Shark Attack 2

Este já é mais daqueles filmes de monstros de série B (ou C... ou D...) de que todos gostamos. Tal como no Deep Blue Sea, temos tubarões mais inteligentes que o normal... só foi pena não lhes terem pedido para escrever o argumento do filme, que assim talvez tivesse ficado melhorzinho.


[Image: sa3l.jpg]

Shark Attack 3 - Megalodon

Aqui aplica-se na perfeição o que escrevi relativamente ao "Mega Shark vs. Giant Octopus", nomeadamente que o filme é essencialmente com cenas para encher chouriço, mas das raríssimas vezes em que aparece o bicho temos momentos absolutamente magistrais. O ataque final do megalodon é algo que ninguém deveria morrer sem chegar a ver. Caso não o tenham visto, uma breve pesquisa no You Tube resolve a situação.

Ah, e antes disso temos uma line como não se via desde que o Rhett deu com os pés à Scarlett. Simplesmente obrigatória.
[Image: sharkswarm.jpg]

Shark Swarm

Mais um daqueles filmes tão maus que chegam a ser bons. As carreiras da Daryl Hannah e do F. Murray Abraham deviam estar muito mal para terem aceite entrar neste filme, mas o facto é que estão lá. Este é daqueles filmes que se podem ver várias vezes... sobretudo porque duas semanas depois de o terem visto já se esqueceram completamente dele. I know I have.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply


Messages In This Thread
Filmes com tubarões (algumas das vezes gigantes) - by Rufferto - 18-06-2009, 12:01

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Últimos filmes que vi Rufferto 41 33,697 21-06-2015, 08:30
Last Post: Rufferto
  Filmes com monstros sem ser tubarões ou crocodilos Rufferto 8 21,318 12-06-2014, 14:34
Last Post: Cobaia
  Filmes com crocodilos (muitas das vezes gigantes) Rufferto 7 84,480 12-07-2013, 23:32
Last Post: Rufferto
  99 Grandes Filmes Klawfive 15 20,284 19-12-2012, 17:47
Last Post: FoxRS
  Filmes com Piranhas FoxRS 6 10,546 17-11-2012, 16:05
Last Post: Kronopt
  Filmes e porn! Cobaia 1 6,789 23-08-2010, 12:58
Last Post: Rufferto
  Maus filmes Cobaia 2 6,778 28-07-2010, 08:00
Last Post: Rufferto
  Os filmes foram feitos para ser vistos, não contados... Dehumanizer 6 8,311 04-03-2009, 20:52
Last Post: Kronopt
  Filmes de zombies Dehumanizer 5 16,577 01-05-2007, 20:44
Last Post: Kronopt
  Uma Tetralogia das Trevas e da Luz a não perder Khorazyn 2 4,500 26-02-2006, 09:21
Last Post: Khorazyn

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)