Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Aniversário de Astérix e Obélix
#1
[Image: astrix.jpg]

Já saiu o novo livro do Astérix, a celebrar os 50 anos da criação do personagem. Depois de o ter lido (o que a paciência permitiu) nem sei o que diga... se os anteriores já estavam embaraçosamente maus, este consegue ir ainda mais longe.

Mas para mim, ainda pior que o livro em si, e acreditem que isso já é dizer muito, é a carta inicial do Uderzo aos fãs, escrita como Astérix. Lá diz que quando o Goscinny morreu em 1977 houve muita gente a dizer que o Astérix também morreria, mas que o Uderzo aceitou o desafio de continuar os livros sozinhos e que hoje a aposta tinha sido ganha. Ou o homem está completamente senil e não tem consciência da [Susana, arranjas uma palavra para pôr aqui?] que estes livros recentes são, ou - e isto é mais provável - o homem vive rodeado de pessoal que não tem coragem de lhe dizer a verdade e que o mantém na ilusão de que tem um pingo de talento para lá do desenho.

Regra geral não concordo com queimas de livros, mas no caso deste abro uma excepção. Seria melhor que este livro (e já agora os três ou quatro últimos do Astérix) fossem queimados até à última cópia, e que se fingisse que nunca tinham chegado a existir. Tal como o Brian May e o Roger Taylor devem ter pena de o Freddie Mercury ter sido cremado, que assim não o podem desenterrar, embalsamar e levar para os concertos, também o Uderzo insiste em conspurcar o legado do Goscinny. Do mal o menos, este deve ser mesmo o último livro dele.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#2
Quote:o homem vive rodeado de pessoal que não tem coragem de lhe dizer a verdade e que o mantém na ilusão de que tem um pingo de talento para lá do desenho.

Ei, A Odisseia de Astérix, O Grande Fosso, e aquele na Índia (as 1001 horas? não me lembro do nome) não eram assim tão abomináveis. Claro que não chegavam aos pés dos do Goscinny, mas liam-se bem.

Mas, sim, concordo inteiramente em relação aos últimos (excepto este que ainda não li, se bem que já o vi na Fnac).

Já agora, este novo não tem algumas mini-histórias ainda com o Goscinny? É o que a capa sugere...
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Reply
#3
(02-11-2009, 14:35)Dehumanizer Wrote: Ei, A Odisseia de Astérix, O Grande Fosso, e aquele na Índia (as 1001 horas? não me lembro do nome) não eram assim tão abomináveis. Claro que não chegavam aos pés dos do Goscinny, mas liam-se bem.

OK, exagerei um pouco em relação àquilo do pingo de talento. Referia-me mais a estes livros mais recentes, nomeadamente:
  • A Rosa e o Gládio
  • [Aquele em que o Obélix cai no caldeirão da poção mágica]
  • Astérix e Latraviata
  • O Céu caiu-lhes em cima da Cabeça
  • O Aniversário de Astérix e Obélix

Todos estes cinco são catastroficamente maus, e de certeza absoluta que se a série do Astérix tivesse começado por eles teria acabado logo ali.


(02-11-2009, 14:35)Dehumanizer Wrote: Já agora, este novo não tem algumas mini-histórias ainda com o Goscinny? É o que a capa sugere...

É muito difícil descrever o novo... aquilo é sobretudo com o pessoal a contar o que gostaria de oferecer ao Astérix e Obélix pelos anos, não se pode dizer que haja exactamente uma história com princípio meio e fim. Nem muito menos que o livro tenha alguma qualidade.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#4
(01-11-2009, 15:52)Rufferto Wrote: Ou o homem está completamente senil e não tem consciência da [Susana, arranjas uma palavra para pôr aqui?] que estes livros recentes são, ou - e isto é mais provável - o homem vive rodeado de pessoal que não tem coragem de lhe dizer a verdade e que o mantém na ilusão de que tem um pingo de talento para lá do desenho.

Queres mesmo? Não quero chocar a malta com o meu vernáculo de marinheiro.
Reply
#5
(02-11-2009, 18:31)Susana Wrote: Queres mesmo? Não quero chocar a malta com o meu vernáculo de marinheiro.

Mas estás-me sempre a chocar a mim. Cool
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#6
(02-11-2009, 18:28)Rufferto Wrote: É muito difícil descrever o novo... aquilo é sobretudo com o pessoal a contar o que gostaria de oferecer ao Astérix e Obélix pelos anos, não se pode dizer que haja exactamente uma história com princípio meio e fim. Nem muito menos que o livro tenha alguma qualidade.

Sim, mas foi tudo escrito agora, pelo Uderzo, certo?

É que a capa diz explicitamente "textos de Goscinny e Uderzo", pelo que pensei que pelo menos alguma parte daquilo pudesse ter sido escrita antes da morte do primeiro, e não publicada antes por alguma razão.
"Being based on history, the stages of the game will also be based on battles which actually took place in ancient Japan. So here's this giant enemy crab..."
Reply
#7
(03-11-2009, 09:18)Dehumanizer Wrote: É que a capa diz explicitamente "textos de Goscinny e Uderzo", pelo que pensei que pelo menos alguma parte daquilo pudesse ter sido escrita antes da morte do primeiro, e não publicada antes por alguma razão.

Bom, na introdução além da carta do Uderzo escrita como Astérix há também uma carta da filha do Goscinny, pelo que podemos efectivamente dizer que o livro tem "textos de Goscinny".
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#8
(02-11-2009, 18:50)Rufferto Wrote:
(02-11-2009, 18:31)Susana Wrote: Queres mesmo? Não quero chocar a malta com o meu vernáculo de marinheiro.

Mas estás-me sempre a chocar a mim. Cool

Já te ligo para te dizer alguns impropérios.
Reply
#9
(03-11-2009, 11:32)Susana Wrote: Já te ligo para te dizer alguns impropérios.

Susana = [Image: pudim-de-coco.jpg]
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#10
E tu és careca!
Reply
#11
Voltando ao assunto original da thread:

já o li e, sinceramente, não lhe achei muita piada Sad
[Image: n3taar.gif]
Reply
#12
(03-11-2009, 21:35)Kronopt Wrote: Voltando ao assunto original da thread:

já o li e, sinceramente, não lhe achei muita piada Sad

E eu na outra thread a pedir-te por tudo que não o fizesses... hehe.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#13
(21-12-2010, 09:22)Rufferto Wrote:
(03-11-2009, 21:35)Kronopt Wrote: Voltando ao assunto original da thread:

já o li e, sinceramente, não lhe achei muita piada Sad

E eu na outra thread a pedir-te por tudo que não o fizesses... hehe.

Dammit lol
[Image: n3taar.gif]
Reply
#14
(21-12-2010, 13:50)Kronopt Wrote:
(21-12-2010, 09:22)Rufferto Wrote: E eu na outra thread a pedir-te por tudo que não o fizesses... hehe.

Dammit lol

Agora compete-te a ti evitar que outros jovens incautos cometam o mesmo erro. Toda a gente é mais feliz antes de ler a porcaria que é o último livro do Astérix.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#15
Preferem esse ou o anterior com o "rato Mickey"? Tongue

Este! Mil vezes!
De todos os fóruns que conheço, este é um deles.
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Novo Astérix Klawfive 14 18,311 22-12-2010, 15:07
Last Post: FoxRS

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)