Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Triângulo das Bermudas - Solved!
#1
A ciência não pára de encontrar as respostas para os maiores mistérios da humanidade. Esta semana, dois cientistas australianos anunciaram que descobriram porque navios e aviões desapareceram na região designada 'Triângulo das Bermudas'.

E a resposta não se encontra em magnetismo, túneis do tempo, extra-terrestres ou qualquer outro tipo de fenómeno metafísico. Na realidade, os fenómenos estranhos relatados na famosa região entre Porto Rico, Florida e as ilhas Bermudas resumem-se a um problema de... gás. Concretamente, gás metano.

Esta a conclusão do trabalho do professor Joseph Monaghan e do seu pupilo David May, da Universidade Monash de Melbourne, Austrália, publicado no American Journal of Physics.

Segundo estes investigadores, grandes bolhas de gás metano que se desprendem do solo do oceano são capazes de fazer naufragar navios e despenhar aviões. Um fenómeno que poderá mesmo explicar outros desaparecimentos noutros locais do mundo.

Já nos anos 60 o investigador Ivan T. Sanderson tinha identificado regiões do planeta onde se encontram grandes concentrações de metano. Além do famoso 'Triângulo das Bermudas', também o Mar do Japão e o Mar do Norte tem áreas onde se detectam estas 'bolsas' de gás.
O metano, formado após intensa actividade vulcânica submarina, está normalmente contido no interior das rochas, sob a alta pressão oceânica. Mas pode soltar-se naturalmente.

Quando tal acontece, transforma-se numa bolha gigante que cresce exponencialmente enquanto sobe até à superfície. Mesmo depois de entrar na atmosfera, o gás continua a subir, expandindo-se lateralmente.
Segundo as simulações de computador dos cientistas australianos, qualquer navio apanhado nesta bolha perde imediatamente a sua capacidade de flutuação e, simplesmente, naufraga.

Se a bolha for suficientemente densa, é mesmo capaz de fazer despenhar um avião (especialmente se este voar a baixa altitude) - o metano faz o aparelho perder a sustentação e provoca danos nos motores. Nestas circunstâncias, a aeronave cai no oceano e afunda-se rapidamente.

in Diário de Notícias
De todos os fóruns que conheço, este é um deles.
Reply
#2
O mais incri'vel e' que eles resolveram um miste'rio que nao existe.
Regra geral: quem trabalha em coisas como esse triangulo das Bermudas, area 51, SETI, etc e' um imbecil.
Reply
#3
(15-05-2011, 03:05)Cobaia Wrote: O mais incri'vel e' que eles resolveram um miste'rio que nao existe.

Mas era um mistério que existia. Agora pode ter sido explicado.

(15-05-2011, 03:05)Cobaia Wrote: Regra geral: quem trabalha em coisas como esse triangulo das Bermudas, area 51, SETI, etc e' um imbecil.

Também tenho essa opinião, lol. Mas o caso do Triângulo das Bermudas é o que mais interesse me suscitava. O da area 51 o mais provável é ser uma base normal (se é que existe) e aproveitam as histórias dos aliens para esconder o que realmente se faz lá.
De todos os fóruns que conheço, este é um deles.
Reply
#4
(15-05-2011, 10:01)FoxRS Wrote:
(15-05-2011, 03:05)Cobaia Wrote: O mais incri'vel e' que eles resolveram um miste'rio que nao existe.

Mas era um mistério que existia. Agora pode ter sido explicado.

Acho que nao percebeste.

As duas partes do miste'rio sao:
a) Porque e' que desaparecem mais barcos/avioes/etc no triangulo das bermudas do que em outras partes do mundo?
b) Porque e' que esses desaparecimentos sao em circunstancias misteriosas?

A questao e' que essas duas partes sao falsas.
a) O nu'mero de desaparecimentos/naufra'gios/etc e' igual a qualquer outra parte do mundo. Isto e' um facto estati'stico.
b) Esses tais barcos que aparecem sem a tripulacao (mas com o almoco a meio de ser cozinhado) ou barcos que desaparecem la' para aparecer no outro lado do mundo nunca existiram. Toda a gente que falou ou escreveu sobre isso pura e simplesmente mentiu ou fala de uma coisa que o amigo do vizinho que tem um filho que lhe contou...


Nao ha' miste'rio.
Se esses tipos nem conseguem perceber este simples facto entao e' pouco prova'vel que eles consigam atar os sapatos, muito menos chegar a uma verdade cientificamente provada.


Estamos em 2011 (!) e essa noti'cia do DN tem uma data de 2011.
Ve isto: http://en.wikipedia.org/w/index.php?titl...ff=7396473
Em 2004 ja' aquela pa'gina tinha um texto sobre a possi'vel explicacao de Methane hydrates.

Isto e' so' mais um exemplo de mau jornalismo.




http://skepdic.com/bermuda.html Wrote:In short, the mystery of the Bermuda Triangle became a mystery by a kind of communal reinforcement among uncritical authors and a willing mass media to uncritically pass on the speculation that something mysterious is going on in the Atlantic.
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Mais uma vez um gato fez das suas! Cobaia 1 3,475 08-08-2009, 20:16
Last Post: Kanzentai

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)