Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filmes com tubarões (algumas das vezes gigantes)
#1
Depois do sucesso da secção sobre filmes com crocodilos, nada melhor que uma sobre filmes com tubarões. Preparem-se então para ficar a conhecer algumas verdadeiras pérolas da sétima arte... ah, e atenção aos spoilers.

[Image: deepbluesea.jpg]

Deep Blue Sea

A cena em que o Samuel L. Jackson morre está excelente, mas o resto só serve para provar que um bom orçamento não faz necessariamente um bom filme. Infelizmente também não é daqueles tão maus que se tornam cómicos, por isso acaba por ser apenas... razoável?

[Image: jaws1.jpg]

Jaws

O primeiro de todos, e uma verdadeira obra-prima. Para mim é de longe o melhor filme do Spielberg e um dos melhores de todos os tempos. Tal como o "A Canção de Lisboa", é daqueles filmes que já vi dezenas de vezes mas que sempre que dá na televisão acabo por ficar a ver outra vez. E se passa muito tempo sem o filme dar, ponho o DVD para matar saudades.

Este é dos raros exemplos em que foi bom para o filme não ter um orçamento por aí além. O facto de o tubarão só ter ficado pronto quando estavam já a meio da gravação fez com que o bicho estivesse a maior parte do tempo escondido, o que o torna mais assustador. E sobretudo contrataram três super-actores (Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw) em vez de três super-estrelas. Se o filme fosse feito agora, o Spielberg provavelmente teria Tom Cruise como chefe Brody, Matt Damon como Matt Hooper e Sean Connery (numa imitação de Sea Captain dos Simpsons) como Quint.

Ah, e que grande banda sonora do John Williams.


[Image: jaws2.jpg]

Jaws 2

Depois do sucesso do primeiro filme teria sido quase impossível não haver uma sequela... ou três. Esta foi a primeira, ainda com os actores todos do Jaws original, à excepção do Richard Dreyfuss. O Spielberg também não quis estar envolvido, por isso contrataram um realizador francês.

Que se pode dizer do filme? Bom, basicamente aparece outro tubarão. De modo algum o filme tem a genialidade do primeiro, mas ainda assim vê-se bem. De longe que o melhor de tudo é a tagline: "Just when you thought it was safe to go back in the water...". Soberba!


[Image: jaws3.jpg]

Jaws 3-D

Aqui os personagens principais são supostamente os filhos do chefe Brody, que estão num parque de diversões aquáticas onde acaba por entrar um tubarão bem grandinho. Neste tipo de filmes é mesmo assim: quanto pior o filme, maior o tubarão.

Não sei como funciona a parte das três dimensões, que nunca vi isto com óculos, mas em termos de qualidade é muito fraquinho. Talvez com os óculos se veja um filme diferente, e melhor, mas tenho as minhas dúvidas.


[Image: jaws4.jpg]

Jaws 4 - The Revenge

Que se pode dizer desta miséria? A história do filme é que um tubarão se está a vingar da família Brody (a tagline é: "This time it's personal"), e começa por comer o filho mais novo. O chefe Brody já tinha morrido entretanto de ataque cardíaco por causa do stress dos tubarões. Então a mãe vai morar com o filho mais velho, nas Bahamas, e claro que o tubarão os segue.

O final é ridículo demais para comentar, mas digo só que deve ter sido a primeira vez na história que se ouviu um tubarão rugir. O Michael Caine entra no filme e diz que nunca o chegou a ver depois de pronto. O sortudo.


[Image: megashark.jpg]

Mega Shark vs. Giant Octopus

Se o algodão não engana, então o título deste filme também não. É um megalodon (tubarão gigante) contra um polvo também ele gigantesco. Estes filmes directos para DVD tendem a ser algo chatinhos, que como o orçamento é reduzido e as cenas com os monstros são caras, aquilo acaba por ser sobretudo enchimento de chouriços durante largos minutos para depois se ver o monstro durante uns segunditos de nada. Ainda assim, as cenas neste filme onde aparecem o tubarão e o polvo são tão magníficas que compensam todas as outras sem eles. Só digo que depois de verem este filme pensarão duas vezes antes de andarem de avião sobre o mar...


[Image: megalodon.jpg]

Megalodon

Não sei se terá sido este filme que lançou a moda dos megalodons, mas se for então tem a minha gratidão eterna. Infelizmente o filme em si é bastante chatinho... é todo passado debaixo de água e a maior parte das vezes está tão escuro que mal se percebe. O que, bem vistas as coisas, não é necessariamente mau.


[Image: sa1o.jpg]

Shark Attack 1

Com o Casper Van Dien (Johnny Rico do "Starship Troopers") e o Ernie Hudson (o caça-fantasmas negro) seria de esperar que este filme pudesse ser alguma coisa de jeito. Spoiler: não é.


[Image: sa2e.jpg]

Shark Attack 2

Este já é mais daqueles filmes de monstros de série B (ou C... ou D...) de que todos gostamos. Tal como no Deep Blue Sea, temos tubarões mais inteligentes que o normal... só foi pena não lhes terem pedido para escrever o argumento do filme, que assim talvez tivesse ficado melhorzinho.


[Image: sa3l.jpg]

Shark Attack 3 - Megalodon

Aqui aplica-se na perfeição o que escrevi relativamente ao "Mega Shark vs. Giant Octopus", nomeadamente que o filme é essencialmente com cenas para encher chouriço, mas das raríssimas vezes em que aparece o bicho temos momentos absolutamente magistrais. O ataque final do megalodon é algo que ninguém deveria morrer sem chegar a ver. Caso não o tenham visto, uma breve pesquisa no You Tube resolve a situação.

Ah, e antes disso temos uma line como não se via desde que o Rhett deu com os pés à Scarlett. Simplesmente obrigatória.
[Image: sharkswarm.jpg]

Shark Swarm

Mais um daqueles filmes tão maus que chegam a ser bons. As carreiras da Daryl Hannah e do F. Murray Abraham deviam estar muito mal para terem aceite entrar neste filme, mas o facto é que estão lá. Este é daqueles filmes que se podem ver várias vezes... sobretudo porque duas semanas depois de o terem visto já se esqueceram completamente dele. I know I have.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#2
Desses todos vi os Jaws 1, 2 e 3 e, se não me engano, também vi o Deep Blue Sea. Vi-os todos no hollywood daquelas vezes em que ando a correr os canais todos.
E já agora, sei que não tem a ver com tubarões, mas há um filme que eu ando pa ver a uns tempos, mas não me lembro do nome dele.

É um filme em que uma data de gajos vão de barco para bué longe, acabam por saltar todos pa água e depois não conseguem subir. Sabem o nome desse filme?
[Image: n3taar.gif]
Reply
#3
lol... esqueceste-te deste:

[Image: t87xud.jpg]
"Sempre que possivel conversa com um saco de cimento... nesta vida só devemos acreditar naquilo que um dia pode ser concreto!"
Reply
#4
(18-06-2009, 15:51)psenes Wrote: lol... esqueceste-te deste:

Pois, mas esse não se enquadra bem no tipo dos restantes... Tongue
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#5
(18-06-2009, 15:17)Krono [pt] Wrote: Desses todos vi os Jaws 1, 2 e 3 e, se não me engano, também vi o Deep Blue Sea. Vi-os todos no hollywood daquelas vezes em que ando a correr os canais todos.
E já agora, sei que não tem a ver com tubarões, mas há um filme que eu ando pa ver a uns tempos, mas não me lembro do nome dele.

É um filme em que uma data de gajos vão de barco para bué longe, acabam por saltar todos pa água e depois não conseguem subir. Sabem o nome desse filme?

Open Water, acho eu.
"I have no answers for you, vermin. Only scorn!"
- The Vyro-Ingo, "Star Control 3"
Reply
#6
(18-06-2009, 20:35)Kanzentai Wrote: Open Water, acho eu.

Ya, isso mesmo Biggrin
[Image: n3taar.gif]
Reply
#7
Bem lembrado. Alguém que tenha visto o filme até ao fim (não é o meu caso) que escreva algo sobre ele, vá. Smile
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#8
[Image: sharktopus01.jpg]

Sharktopus

Depois do sucesso do "Mega Shark vs. Giant Octopus" poder-se-ia esperar uma sequela entre outro tubarão gigante e outro polvo gigante, mas algures durante o processo criativo do filme um argumentista mais iluminado terá sugerido que em vez disso poderiam ter uma mistura dos dois. O resultado é este "Sharktopus", criado geneticamente para a marinha americana pelo Eric Roberts (nem o Stallone lhe conseguiu voltar a pôr a carreira nos eixos) e que logicamente escapa ao controlo dos técnicos e começa a matar pessoal a torto e a direito.

Ao contrário de outros filmes em que o monstro aparece muito pouco para poupar no CGI, aqui o sharktopus vai aparecendo com bastante regularidade, embora isso não seja necessariamente uma coisa boa. Os efeitos especiais estão fraquinhos e os actores também não ajudam, incluindo na forma como se atiram à água quando teoricamente estão a ser puxados por um tentáculo.

E falando em actores, destaque-se a participação da Shandi Finnessey, que foi 1ª dama de honor no concurso Miss Universo de 2004. Não aparece muito, mas quando aparece está sempre de bikini e consegue não ser morta pelo sharktopus, coisa de que salvo erro (acabei de ver o filme há minutos mas já me estou a esquecer dele) praticamente só os dois principais se podem gabar.

Ah, e tecnicamente este não é um filme sobre um tubarão, mas está suficientemente próximo e não achei que se justificasse estar a criar uma nova secção sobre filmes com monstros híbridos.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#9
Acabei de ver Shark Night 3D
http://uk.imdb.com/title/tt1633356/

A 'unica coisa que posso dizer e' que e' mais um do mesmo ge'nero.
No que toca aos efeitos especiais ate' esta' bem; nao tive nenhum ataque de riso devido a acontecerem coisas que desafiam as leis da natureza, nem havia coisas estapafu'rdias.
Gostei das escolhas do elenco feminino.
Reply
#10
[Image: sharknight3dmovie.jpg]

Shark Night 3D

Depois da recomendação do Cobaia fui ver este filme e posso dizer que não estou muito de acordo com o que ele escreveu, fora a parte sobre o elenco feminino.

Para mim um filme de monstros típico é um filme tipo casa assombrada, em que os personagens entram num sítio onde não deviam e vão sendo mortos um a um pelo monstro de serviço. Aqui não é isto que se passa, o perigo real não é os tubarões mas sim os moços que os puseram lá.

Quanto à não existência de coisas espatafúrdias, deixo à vossa consideração o seguinte screenshot:

[Image: sn3d.jpg]

Dito isto, o filme vê-se bem, embora seja necessária bastante suspension of disbelief. Os vilões conseguiram de alguma forma capturar vários tubarões (incluindo um grande tubarão branco) e colocar-lhes câmaras de filmar, e planeiam ganhar montes de dinheiro vendendo as imagens dos bichos a comerem pessoas. Não sei, mas assim de repente imagino que isso lhes pudesse causar alguns problemas com a lei.



[Image: thereefk.jpg]

The Reef

Este é um filme australiano e o segundo da carreira do seu realizador. O primeiro havia sido o Black Water, também baseado em acontecimentos reais mas desta vez envolvendo um crocodilo. Podem ler a descrição sobre esse na secção respectiva.

Já havia gostado do Black Water e gostei também bastante deste. Está muito bem filmado e os personagens comportam-se de maneira que me parece realista. As cenas em que o tubarão anda à volta deles estão mesmo muito boas. Espero que o realizador se despache a fazer o seu terceiro filme e que seja pelo menos tão bom como os dois primeiros. O mundo precisa de mais filmes destes!
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#11
[Image: sandsharksdvd2dtemp.jpg]

Sand Sharks

Assim como há óscares para melhor documentário e melhor filme de animação, penso que já era altura de se criar a categoria de melhor mau filme de monstros. Este Sand Sharks seria um forte candidato a ganhar o óscar de 2011.

Como o título sugere, os tubarões aqui movimentam-se na areia, pelo que acabam quase por ser uma mistura de tubarões a sério com as minhocas do Tremors. Não há realmente uma explicação para a existência dos bichos, mas sinceramente o pessoal não vê estes filmes pelas explicações científicas. Há um bando de tubarões CGI na areia, e isso é tudo o que precisamos saber.

O destaque para mim vai inteirinho para o Corin Nemec, aka Parker Lewis. É daqueles atores que passou ao lado de uma grande carreira sem se perceber bem porquê, já que para mim é infinitamente superior a Adam Sandlers e companhia. Ele faz um papelão do princípio ao fim, mas a minha cena preferida é quando ele diz "Ignore the chaos! Keep dancing! Keep dancing!" aos putos que fogem em pânico dos tubarões que os estão a tentar devorar. Vale a pena ver o filme nem que seja só pelo Corin Nemec.

Uma nota também para a estreia da Brooke Hogan (filha do Hulkster) como atriz principal. Fiquei um pouco desiludido por não a ver fazer um bodyslam a nenhum dos tubarões, mas mesmo assim ela não está tão mal como seria de esperar.
[Image: 2headedsharkattackdvd.jpg]

2-Headed Shark Attack

Neste filme a Carmen Electra é claramente a pedra basilar. Em primeiro lugar faz de doutora, pelo que se aceitarmos essa premissa então a ideia de um tubarão gigante com duas cabeças não é assim tão ridícula. Quer dizer, um user do IMDb diz e bem que não é a primeira vez que ela fez esse papel, já que "She was a doctor of giving me boners in the late 90s". Em segundo lugar ela é tão má atriz que faz a Brooke Hogan parecer a Meryl Streep.

A história consiste num grupo de alunos universitários que vai numa visita de estudo às Ilhas Salomão, só que pelo caminho o barco leva uma ginja do tubarão e começa a meter água. Felizmente que estão próximos de um atol, de modo que os putos vão lá esticar as pernas enquanto a Dra. Electra fica no barco a apanhar banhos de sol. A partir daí é o esperado, com o tubarão a comer pessoal a torto e a direito. Aliás, entre alunos, professores e tripulação do barco, o tubarão come 21 pessoas! Isto tudo durante o mesmo dia, já que nunca chega a anoitecer.

Outro aspeto engraçado do filme é que, como o tubarão tem duas cabeças, as vítimas tendem a cair na água aos pares. De resto praticamente nada faz sentido, incluindo a parte em que o atol começa a afundar, mas com 21 pessoas devoradas em 88 minutos não há tempo para uma pessoa se aborrecer.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#12
[Image: supershark1.jpg]

Super Shark

Acho que podemos começar por concordar que o póster deste filme é magnífico. Alguém que veja o póster e não fique ansioso por ver o filme deve reavaliar urgentemente a sua vida. Tem um tubarão gigante em terra, tem um tanque a disparar perigosamente perto de duas moças de bikini... que mais se pode querer de um póster?

O filme em si não acrescenta muito aos outros do género. De alguma forma aparece um tubarão gigante e de pele muito rija, capaz de saltar e apanhar aviões no ar. A diferença é que este tubarão também é capaz de ir a terra dar as suas trincas. Fora isso temos como sempre as coisas que não fazem grande sentido, incluindo o tanque de guerra com pernas que os militares usam na batalha final. O piloto não consegue acertar um único tiro no tubarão, mas em compensação dá-lhe dois pontapés (!!!) com o tanque. Ah, e antes de ser devorada houve uma moça que lhe bateu com um guarda-sol, o que também não deixa de ser original.

A parte chata é que a história se arrasta um bocado, por vezes com coisas que não levam a nada. É o caso do sub-plot com uma rapariga que está interessada num moço, que por sua vez gosta é da melhor amiga dela, que acaba com os três a serem comidos. Não ficaria surpreendido se viesse a saber que o filme originalmente era demasiado curto e que todo este sub-plot serviu para acrescentar-lhe mais alguns minutos. Não há ligação nenhuma com o enredo principal e ninguém sequer dá pela falta deles, apesar de serem os três nadadores salva-vidas naquela praia.

Fora o tanque de guerra com pernas, o meu destaque vai para a atriz principal, de seu nome Sarah Lieving. Não só é boa atriz como sobretudo é muito gira, com um toque de Gina Gershon. Espero poder vê-la em mais filmes deste tipo, de preferência um pouco melhores.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#13
(18-06-2012, 15:31)Rufferto Wrote: ...o meu destaque vai para a atriz principal, de seu nome Sarah Lieving. Não só é boa atriz como sobretudo é muito gira, com um toque de Gina Gershon. Espero poder vê-la em mais filmes deste tipo, de preferência um pouco melhores.

Talvez no Mega Shark vs Crocosaurus? Wink

Hum... http://uk.imdb.com/name/nm1919727/
Mas a mulher so' faz filmes de terror!?
Reply
#14
(18-06-2012, 17:46)Cobaia Wrote: Talvez no Mega Shark vs Crocosaurus? Wink

Referia-me a filmes no futuro. Esse já vi, e pelo (pouco) que me lembro é pior que este Super Shark.


(18-06-2012, 17:46)Cobaia Wrote: Hum... http://uk.imdb.com/name/nm1919727/
Mas a mulher so' faz filmes de terror!?

Não é só, mas pelos vistos é a grande maioria. Suponho que sejam os únicos papéis que lhe aparecem.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#15
De onde é que desencantas estes filmes? Smile
De todos os fóruns que conheço, este é um deles.
Reply
#16
Está tudo na net, mas por exemplo o do tubarão com duas cabeças vi no SyFy sem nunca ter ouvido falar dele antes. Estava a fazer zapping e quando vi o título do filme percebi logo que o iria ver até ao fim.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#17
(18-06-2012, 22:01)FoxRS Wrote: De onde é que desencantas estes filmes? Smile

http://worst-movies.com/
(Hum... Eu a gozar mas o site existe...)
Reply
#18
(19-06-2012, 09:35)Cobaia Wrote: http://worst-movies.com/
(Hum... Eu a gozar mas o site existe...)

Alguns dos filmes não são assim tão maus. A intenção é apenas entreter e fazer rir durante hora e meia, não é chegar ao primeiro lugar no top do IMDb. E arrisco por exemplo que sejam bem melhores que o novo turd que o Adam Sandler lançou sobre a Humanidade.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#19
(19-06-2012, 10:11)Rufferto Wrote: Rufferto - 19 Jun (11:19) -- Hoje descobri que existe um filme com um título tão brilhante que não descansarei enquanto não o vir. Depois do Sharktopus temos o... Piranhaconda!!!


[Image: dar-monday-301.jpg]

Tongue
Reply
#20
Temos que começar a fazer serões de cinema para ver alguns destes filmes. Smile
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#21
(19-06-2012, 11:08)Rufferto Wrote: Temos que começar a fazer serões de cinema para ver alguns destes filmes. Smile

[Image: cat-saturday-12.jpg]
Reply
#22
Isso são filmes para se ver a sós. Podemos fazer as pausas que quisermos (que hão-de ser bastantes...) Tongue
De todos os fóruns que conheço, este é um deles.
Reply
#23
[Image: swampshark2011.jpg]

Swamp Shark

No filme do Ed Wood há uma cena em que ele vai falar com um produtor em relação ao filme que viria a ser o Glen or Glenda?, e o produtor lhe diz que ainda não há argumento mas que já há um póster. Acredito que neste Swamp Shark tenha acontecido algo parecido, já que (fora o tubarão) o póster não tem nada a ver com o filme. De onde raio saíram aqueles arranha-céus?

A história aqui é que o xerife local está a fazer contrabando de animais de espécies protegidas e de alguma forma conseguiu apanhar um tubarão de uma espécie desconhecida que vive nas profundezas do mar. Este tubarão foi trazido à superfície por uma sonda e comeu os cientistas que a estavam a operar, porém teve a amabilidade de se deixar capturar para efeitos de contrabando. Acontece que depois, quando já estava a chegar à terra do xerife, o tubarão rebenta por magia o camião cisterna em que estava a ser transportado e rola até à água. É claro que nada disto faz sentido, mas temos então um tubarão com a pele muito resistente a nadar em águas onde ninguém acredita que haja tubarões.

A partir daqui é o costume, com pessoal a ser comido sem ninguém dar pela sua falta até que os heróis percebem o que está a acontecer. O tubarão parece também ter visto o Sand Sharks, já que no final salta para terra. Enfim, nada de muito original, mas relativamente a atores posso destacar a presença do Robert Davi (o homem parece que não muda), da Kristy Swanson (a Buffy original) e da filha do Gary Sinise, que é engraçadita mas não será propriamente a melhor atriz do mundo.
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply
#24
[Image: context-8.jpg]

Estara' para breve? Tongue
Reply
#25
Já se impõe. Até quando teremos de aguentar esta escassez de filmes com tubarões voadores?
[Image: indiaslb1mj1o.gif]
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Últimos filmes que vi Rufferto 41 33,485 21-06-2015, 08:30
Last Post: Rufferto
  Filmes com monstros sem ser tubarões ou crocodilos Rufferto 8 21,265 12-06-2014, 14:34
Last Post: Cobaia
  Filmes com crocodilos (muitas das vezes gigantes) Rufferto 7 84,421 12-07-2013, 23:32
Last Post: Rufferto
  99 Grandes Filmes Klawfive 15 20,202 19-12-2012, 17:47
Last Post: FoxRS
  Filmes com Piranhas FoxRS 6 10,515 17-11-2012, 16:05
Last Post: Kronopt
  Filmes e porn! Cobaia 1 6,777 23-08-2010, 12:58
Last Post: Rufferto
  Maus filmes Cobaia 2 6,760 28-07-2010, 08:00
Last Post: Rufferto
  Os filmes foram feitos para ser vistos, não contados... Dehumanizer 6 8,276 04-03-2009, 20:52
Last Post: Kronopt
  Filmes de zombies Dehumanizer 5 16,539 01-05-2007, 20:44
Last Post: Kronopt
  Uma Tetralogia das Trevas e da Luz a não perder Khorazyn 2 4,485 26-02-2006, 09:21
Last Post: Khorazyn

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)